26/03/2022 – Torneio Rápido Híbrido LRX MATA-VERTENTES 2022

Torneio Rápido Híbrido

LRX MATA-VERTENTES 2022

 

Data: 26 de março de 2022 (sábado)

 

CHESS-RESULTS

 

Locais:

Em Barbacena/MG

Av. dos Tecelões, 58 – Chácara das Andorinhas

Árbitro e informações com Ricardo Salim (32)9-8837-3305

 

Em Conselheiro Lafaiete/MG

Rua Santa Terezinha, N° 106 – Bairro Carijós

Árbitro e informações com Sheila (31)9-9408-6490 ou Ygor (31)9-9505-1310

 

Em Juiz de Fora/MG

Av. Luiz Perry, 151 – Centro

Árbitro e informações com Pedro Lage (32)9-9121-2142

 

Em São João Del Rei/MG

Escolinha talentos do xadrez

Rua Crisântemos, 305 – Bairro Pio XII

Árbitro e informações com Ênio (32)9-8841-4984

 

Promoção
Liga Regional de Xadrez LRX Mata-Vertentes

 

Objetivo

Movimentar e manter as relações entre os atletas da LRX Mata-Vertentes

 

Organização e Direção do Torneio
AN Ricardo Salim

MN Pedro Ferreira Lage

  

Torneio no formato híbrido, com partidas online entre atletas de sedes diferentes (Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora e São João Del Rei) e possiblidade de partidas ao vivo entre atletas que estiverem na mesma sede.

Cabe ao árbitro de cada sede orientar e fiscalizar os atletas que estiverem sob sua responsabilidade.

As partidas online serão realizadas na plataforma Lichess.org, sendo de responsabilidade dos atletas providenciarem cadastro gratuito na plataforma.

 

Participação 
Poderão participar todos os jogadores com ou sem rating.

Para efeito de emparceiramento vale o rating FIDE na modalidade Rápida da lista atualizada pela entidade. Quem não tiver rating FIDE, será emparceirado pelo rating CBX (rápido) e, na sequência, por rating FMX (rápido).

Ritmo de jogo: 15 minutos com 5 segundos de acréscimo a cada lance;

 

Limitação do número de atletas: Respeitando as normas sanitárias de isolamento social, o torneio será limitado a 6 (seis) participantes em cada cidade. O árbitro de cada cidade também poderá atuar como jogado, sendo incluído no limite de atletas de cada cidade.

 

DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

R$ 20 (vinte reais)

 

As inscrições e os pagamentos deverão ser realizados aos árbitros de cada sede, cabendo aos atletas informar:

 

Nome completo

ID FIDE

Data de nascimento e

Nickname na Plataforma Lichess.

 

Se não houver ID FIDE, informar ID CBX. Na ausência deles, informar ID FMX. Caso o jogador não os possua, deve informar ao árbitro de sua sede;

 

Não haverá devolução do valor da inscrição em caso de desistência do atleta.

Os árbitros de cada sede devem enviar os dados completos dos atletas inscritos para o e-mail xadrezmatavertentes@gmail.com até às 22h da quinta-feira (24 de março) que antecede o torneio.

 

Programação
Cinco rodadas

Rodada Um: Sábado às 15h

Demais rodadas em sequência

 

É permitido ao atleta solicitar bye ausente na primeira, oportunidade em que receberá meio ponto.

Nas demais rodadas o atleta poderá solicitar “não emparceiramento” diretamente ao árbitro do torneio, mas deverá fazer a solicitação imediatamente após o término da rodada que antecede ao seu pedido. Após a publicação da rodada no chess-results, não será permitido o pedido de “não emparceiramento”.

O atleta que não comparecer a uma rodada sem justificativa será excluído do torneio.

 

Recursos durante o torneio

Qualquer reclamação relacionada com o desenvolvimento do torneio deverá ser formulada por escrito e entregue ao árbitro chefe, no prazo máximo de uma hora, a contar da ocorrência do fato. Da decisão do árbitro, cabe recurso ao Comitê de Apelação, observado o ritual estabelecido pela FIDE.

Taxa: R$ 200,00 (duzentos reais)

 

Critérios de Desempate:
Confronto Direto
Buchholz (corte do pior resultado)
Buchholz totais
Sonneborn-Berger e
Maioria de Negras.

 

Observações:
. O torneio de xadrez será regido pelas disposições deste Regulamento, pelas regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez.

 

. As partidas online serão reguladas pela plataforma Lichess, sendo suas decisões soberanas. Os jogadores de peças brancas deverão realizar o convite para a partida online. Para isso, TODOS os atletas devem configurar suas contas e seguir o modelo de desafio explicado no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lbbajWHstYU

 

. É de responsabilidade dos árbitros de cada sede escolherem um local adequado que disponha de conexão estável de internet.

 

. A inscrição no torneio implica na aceitação deste regulamento.

. Os atletas que se retirarem da Área de Jogos sem fornecer o resultado da partida ao árbitro serão considerados perdedores. Com efeito, ambos receberão zero.

 

. Exclusão – O atleta ao faltar uma rodada será excluído da competição.

 

. Lances ilegais – Para o primeiro lance ilegal completado por um jogador, o árbitro deve dar dois minutos extras ao seu oponente; para o segundo lance ilegal completado pelo mesmo jogador, o árbitro deve declarar a partida perdida para este jogador.

 

. Área de Jogo – É compreendida como o espaço no qual os atletas se sentam às mesas e jogam suas partidas. Poderão permanecer nesta Área, além dos atletas com partidas em andamento, apenas os árbitros e pessoas envolvidas com a organização. Os atletas, com partidas em andamento, não poderão receber qualquer tipo de orientação de seus professores/técnicos.

 

. Os participantes, desde já, autorizam a utilização de seu nome, imagem e som de voz para a divulgação do torneio, por período indeterminado, sem qualquer ônus para a Organização.